Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fidel não é o mesmo?


Fidel Castro disse que o modelo econômico de Cuba não funciona mais, escreveu um jornalista dos EUA na quarta-feira (08), após realizar entrevistas com o ex-presidente cubano na semana passada.
Jeffrey Goldberg, articulista da revista Atlantic Monthly, contou num blog que perguntou a Fidel, de 84 anos, se ainda vale apenas tentar exportar o modelo comunista cubano para outros países. “O modelo cubano não funciona mais nem para nós”, teria respondido Fidel.
O comentário parece refletir a concordância de Fidel - já manifestada numa coluna em abril na imprensa estatal cubana - com as modestas reformas econômicas que vêm sendo promovidas por seu irmão caçula Raúl, atual presidente de Cuba.
Creio que com essas palavras Fidel demostra mais uma vez sabedoria, que fez dele uma GRANDE líder mundial. Creio que as palavras de Fidel reflitam uma admissão de que são necessárias mudanças profundas em Cuba, pois o Estado tem um papel muito grande na economia atual do país.
Parece que Fidel está em um momento de autocrítica, e de manifestação de apoio as reformas propostas pelo seu irmão Raul Castro.
Nos últimos anos, debateram-se muito as diferenças políticas entre os dois irmãos. Raúl Castro deu início a uma série de reformas em terrenos delicados como o econômico, político e até dos direitos humanos.
Para realizá-las, sua única opção era mudar medidas adotadas pelo próprio Fidel, entre elas a desestatização da agricultura, o acesso a hotéis, à internet e a libertação dos prisioneiros de consciência.
Desde que assumiu oficialmente a presidência, Raúl Castro deu início a uma série de reformas que lentamente transformaram o modelo econômico cubano, caracterizado até então pela total estatização da economia.
Em um de seus discursos, aceitou que existam diferenças sociais dentro do socialismo e abriu o acesso de cubanos a telefones celulares, computadores e hotéis, onde a cifra de turistas nacionais disparou até chegar a 10% da ocupação total no verão do ano passado.
Na agricultura, Raúl Castro iniciou uma reforma agrária que inclui 50% das terras cultiváveis, acabando com as granjas estatais e dividindo a terra entre famílias camponesas, o setor rural mais produtivo de Cuba.
A redução de pessoal nas empresas estatais também permitiu que mais pessoas passassem a trabalhar por conta própria e, por sua vez, anunciar a contratação de mais pessoal, com a abertura de pequenas empresas, antes mal vistas em Cuba.
Fidel parece fisicamente frágil, mas mentalmente está muito lúcido. Viva Fidel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Padrão Seminários/ACB

MODELO PADRÃO CAPA PARA TRABALHOS

MODELO PADRÃO CONTRACAPA PARA TRABALHOS

CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS