Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Engenharia Florestal: exploração sustentável dos recursos naturais



Um dos maiores desafios do mundo contemporâneo é conciliar a exploração econômica de recursos naturais, inclusive das ameaçadas florestas, com a necessidade de preservar o meio ambiente. Para enfrentar este desafio surgiu a profissão do engenheiro florestal, cuja missão é extrair o máximo proveito desses recursos, com o mínimo de impacto na natureza e nas populações. Para isso, ele deve ter conhecimentos da fauna, da flora, dos usos e propriedades das madeiras, dos efeitos da exploração sobre os homens e o meio ambiente, e também de números e cálculos. Além disso, é essencial ter prazer em viajar e andar nas matas, seu principal local de trabalho.

O curso de Engenharia Florestal foi oferecido pela primeira vez no Vestibular 2009. As aulas serão no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, norte de Minas Gerais. A grade curricular tem disciplinas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra. O aluno terá a oportunidade de aprender técnicas de observação, cultivo, conservação e manejo de espécies nativas ou introduzidas pelo homem nas florestas.

Não são só os impactos físicos do cultivo florestal que serão analisados. Em aulas como Economia Florestal e Gestão Ambiental, os estudantes poderão ter noção de como o manejo do meio ambiente afeta populações inteiras. Além disso, noções sobre legislação ambiental ajudarão os futuros profissionais a se posicionar no momento de elaborar um projeto de conservação ou exploração, ou mesmo para fiscalizar o uso das florestas.

Engenharia Florestal é um dos quatro novos cursos oferecidos pelo ICA. Sua abertura foi motivada por uma pesquisa com a população local. Perguntados sobre em que curso superior gostariam de estudar, alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade tiveram como primeira opção Engenharia Florestal, ao lado de Agronomia e Zootecnia, que já são oferecidos no ICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Padrão Seminários/ACB

MODELO PADRÃO CAPA PARA TRABALHOS

MODELO PADRÃO CONTRACAPA PARA TRABALHOS

CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS