Atividade com filme: Hotel Ruanda
Objetivos da atividade: Discutir o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nos conflitos mundiais;
1. Colocar o nome dos paises do continente afriacano nos seus respectivos lugares e pesquise as colonizações impostas ao continente africano e coloque legenda para essas colonizações.
COLONIZADORES NO CONTINENTE AFRICANO
2. Pesquise e coloque o significado para as seguintes palavras:
• Etnia:
• fronteira política:
• Fronteiras:
• Genocídio:
• Identidade:
• limpeza étnica:
• refugiados:
• território:
• Xenofobia;
3. Leia o texto a seguir:
“Todos os grandes personagens viraram as costas para nossos massacres. Os boinas-azuis, os belgas, os diretores brancos, os presidentes negros, as pessoas humanitárias e os cinegrafistas internacionais, os bispos e os padres, e finalmente até Deus.” A constatação é de Élie Mizinge, um dos assassinos confessos hútus que participaram do massacre em Ruanda.
Faça um comentário sobre o texto acima apontando a veracidade ou não do mesmo a partir do seu (s)entedimento da leitura audivisual do filme Hotel Ruanda apresentado na aula.
4. Explique o significado para a palavra Genocidio e explique o o por que de tratar o incidente apresentado no filme como genocidio?
5. A partir da análise do filme Hotel Ruanda, cite e explique a reponsabilidade da colonização belga de Ruanda no genocídio de 1994.
6. Atividade de descrição - Descrever as cenas do flime na sequência do enredo.: o movimento turístico do hotel, as relações entre os tutsis; o início das tensões; a realidade da situação vivenciada pelos personagens: a desterritorialização no hotel, a exclusão e humilhação dos hutus, o genocídio.
7. Problematizar: O genocídio de Ruanda seria uma versão africana da limpeza étnica que ocorre em alguns países europeus? Em quais lugares do mundo essa prática ainda ocorre? Por quê?
8. Um conceito significativo abordado no filme: fronteira política do território de Ruanda. Ele é mostrado nas cenas finais dos refugiados, procurando desesperadamente sair do pais. Apresente argumentos sobre a barbárie hutu, respondendo: É possível reorganizar esse território? Como? Quais suas sugestões para retirar esses povos do caos étnico e político?
9. Crie uma legenda para cada imagem abaixo, lembrando que elas são imagens de cenas do filme Hotel Ruanda.
cena 1 - cena 2 - cena3 - cena 4
10. Faça um fechamento da análise do filme enfocando o papel da ONU no Genocídio em Ruanda em 1994 e quais a responsabilidades, ou seja, a critíca que devevemos fazer ao Conselho de Segurança da ONU.
ATENÇÃO! ESTA ATIVIDADE VALE 01 PONTO NA MÉDIA FINAL DE GEOGRAFIA PARA O 8 e 9 ANO/ENSINO FUNDAMENTAL II. ENTREGAR, OBRIGATORIAMENTE, EM FOLHA DE ALMAÇO, ATÉ A DATA LIMITE DE 01/12/2010.
cade as respostas?
ResponderExcluireu preciso das respostas!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCadê as respostas? s.o.s
ResponderExcluirrespostas
ResponderExcluircadê as respostas ? a minha prof de geografia não saber dar aula
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCade as respostas do trabalho:
ResponderExcluir