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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Texto para Leitura 6 ano C e D - GONÇALINA
Para que serve a HISTÓRIA?
Há várias outras
definições de história e muitos modos de conceituá-la. A partir de agora,
podemos dizer então, que a história estuda tudo o que está relacionado à
presença, às atividades, aos gostos e às maneiras de ser das pessoas e dos
acontecimentos. História é basicamente uma experiência humana; um constante
construir, desconstruir e reconstruir. Por isso, acreditamos que a História é
uma área do conhecimento que está em permanente construção. Os caminhos da
história Ao voltarmos no tempo, encontraremos a utilização da palavra historia,
pela primeira vez, na Grécia Antiga. Ela origina-se de histor, palavra grega que
significa testemunho. Depois, a história foi identificada como narração, isto é,
o historiador seria um memoralista escrevendo, no presente, sobre os
acontecimentos do passado. Mais tarde, ela continuou sendo entendida como
narrativa, mas ganhou uma finalidade didática – ensinar e criar modelos de
comportamento para os seres humanos. Esse jeito de se fazer História, apesar das
alterações sofridas na metade da Idade Moderna, prosseguiu desde a Antiguidade
até o século XX. A partir do século XVIII, existia uma história interessada em
explicar acontecimentos realmente significativos e em relacionar os fatos entre
si. No século XIX, a forma de pensar e escrever a História passou por grandes
transformações. Os historiadores tentavam estabelecer bases científicas para o
estudo dos fatos e descobrir leis que explicassem, sempre acompanhados por farta
documentação. A partir do século XX, os historiadores, para explicar o
desenvolvimento da História, passaram a valorizar ainda mais as relações
econômicas entre pessoas, grupos e povos. Assim, ela deixou de ser apenas uma
narrativa para se transformar em “possibilidades interpretativas do passado”.
Cabe, portanto ao historiador interpretar as sociedades humanas do passado e não
apenas narrar os fatos, datas e personalidades. História e várias histórias Como
você pode observar, a História vai além da sua história, do seu nome, da sua
idade e do lugar em que você mora. Começou bem antes do seu nascimento, continua
até agora e nós poderíamos passar muito tempo falando a respeito dela. Todas as
pessoas têm uma história. E não são apenas as pessoas. Tudo tem história: a
música que ouvimos, as roupas que vestimos, os alimentos que comemos, os seres
humanos, as cidades, os países, o mundo. Os seres humanos sempre fizeram
registros históricos. Nossos indígenas, por exemplo, já registravam o cotidiano
por meio da confecção de utensílios (machadinhas de pedra, enfeites de penas de
pássaros, objetos de cerâmica) ou pinturas em cavernas, dez mil anos atrás.
Cerâmica produzida pelos índios Machadinha feita pelos índios, de pedra e
decorada com penas de pássaros A partir de sua organização em grupos, as pessoas
sentiram necessidade de colher informações sobre o passado e registra-las, de
alguma forma, fosse oralmente, nas conversas com os amigos e parentes, ou em
desenhos feitos em grutas e cavernas em que viviam. Pinturas rupestes em
cavernas Nós podemos conhecer os costumes dos humanos primitivos, os objetos que
usavam e os animais que caçavam, por meio do estudo desses desenhos e das
descobertas feitas pelos arqueólogos, cientistas que, pesquisam o passado dos
seres humanos e dos grupos sociais por meio dos registros materiais. A produção
do conhecimento histórico O conhecimento histórico é registrado, como vimos
anteriormente, pelo historiador. O trabalho do historiador é interpretar os
fatos históricos ou as experiências humanas com a ajuda dos registros e
vestígios que foram deixados por um povo em um determinado local e tempo. Em
história, há tempos de curta, média e longa duração. Um acontecimento de curta
duração é aquele que chega imediatamente ao conhecimento das pessoas, por
exemplo, um jogo de futebol, o lançamento de um livro, uma greve, a inauguração
de uma obra pública. Um acontecimento de média duração não é normalmente
percebido de imediato, mas é possível ser reconhecido pelos contemporâneos, isto
é, pelas pessoas que viveram na mesma época. Por exemplo, hoje é comum ouvirmos
falar da moda dos anos 80, da crise do Oriente Médio ou das últimas décadas. Já
um acontecimento de longa duração só é revelado por meio do estudo histórico,
por que não pode ser percebido pelos contemporâneos. Por exemplo: fatos
ocorridos na Grécia Antiga ou no Antigo Egito. Daí a importância de estudarmos a
história: por meio da investigação e da interpretação dos acontecimentos
históricos somos capazes de compreender as experiências dos povos que viveram
antes do nosso tempo e espaço históricos. Jogo de futebol - acontecimento de
curta duração Moda dos anos 80 - acontecimento de média duração Crise do oriente
Médio nos anos 80 - acontecimento de média duração Alexandre Magno ou Alexandre,
o Grande – Rei da Macedônia no período de 336 a.C. a 323 a.C .- Foi o
responsável pela formação de um grande império, expandiu as fronteiras do
conhecimento humano, integrando diversas culturas - acontecimento de longa
duração Pinturas rupestres em cavernas, tinta normalmente utilizada extraída de
urucum e outras sementes
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