Blog para auxílio nas aulas de História da Escola Gonçalina Faustina de Oliveira e com informações da área de Geografia para cursinhos pré-vestibular e Enem.
Wikipedia
Resultados da pesquisa
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Países ricos vão pagar para o Equador não extrair seu petróleo
Os países mais ricos do mundo parecem não ter mais escrúpulos em sua luta contra qualquer forma de crescimento ou desenvolvimento dos países mais pobres que são ricos em recursos naturais. Por décadas as grandes potências vêm boicotando deliberadamente o crescimento dos países pobres, como muito bem descreveu Ha-Joon Chang – autor dos livros “Chutando a Escada” e “Maus Samaritanos“. Um dos principais métodos adotados pelas grandes potências industrializadas tem sido impedir que os países pobres que possuem recursos naturais abundantes, utilizem estes recursos para o seu próprio desenvolvimento. Pressionar para que estes países não explorem seus próprios recursos naturais normalmente resulta em excedentes, que podem ser exportados para os países mais industrializados a preços reduzidos., ou seja, os paises pobres continuam pobres e os ricos ficam mais ricos.
Percebendo que pressões diplomáticas e financeiras diretas (FMI, Banco Mundial) ou pressões indiretas, através da mídia ou de ricas Ongs supostamente ambientalistas, não estavam mais sendo suficientes, agora alguns dos países mais desenvolvidos e poderosos do mundo decidiram ir além: estão simplesmente pagando para que países pobres não utilizem seus próprios recursos energéticos. É isto mesmo nosso caro leitor. Infelizmente, não estamos falando de mecanismos discretos como os créditos de carbono, que impedem que os países pobres utilizem recursos energeticos fosseis, mas pelo menos, podem receber investimentos que contribuem com o desenvolvimento, como energia mais limpa (embora geralmente mais cara). Agora os países desenvolvidos decidiram oferecer dinheiro direto para não extrair petróleo mesmo! O Equador se comprometeu a não explorar algumas de suas reservas petrolíferas recentemente descobertas por um período de 10 anos e países ricos como Alemanha, Holanda, Noruega e Itália vão contribuir para um fundo de 3,6 bilhões de dólares. Segundo estes países, tudo isso é em nome do meio ambiente… Como perguntar não ofende, se realmente estes estão tão preocupados com o meio ambiente, porque eles não param de consumir petróleo? E pergutaria mais, será que ainda não existem tecnologias avançadas, muito mais limpas de extração de petróleo, que reduzem enormemente a possibilidade de acidentes ou impactos ambientais? Porque então, estes países não transferem essas tecnologias para o Equador? Porque exigir que as reservas petrolíferas só sejam exploradas daqui a 10 anos? Que países será que vão se aproveitar destes recursos naturais em 10 anos?
Devido a uma enorme coincidência, esta “iniciativa” ocorre logo depois do Equador iniciar um processo de nacionalização de suas reservas de petróleo, para aumentar o controle público sobre a extração de um recurso natural considerado também um bem público de interesse nacional para o povo equatoriano. O Presidente do Equador, Rafael Correa anunciou a criação de uma nova Lei de Hidrocarbonetos que nacionaliza a produção de petróleo, revisa os contratos feitos no período neoliberal e declarou que as companhias que não aceitarem as novas políticas de petróleo do Equador terão que se submeter a uma nacionalização completa de seus campos petrolíferos. Isto é absolutamente fundamental para a defesa da Soberania do Equador que se vê constantemente vilipendiado e humilhado pelas corporações petrolíferas multinacionais sediadas nas grandes potências. Estas corporações petrolíferas estrangeiras receberam contratos privilegiados, a preços absurdamente reduzidos, no período dos regimes neoliberais que governaram de forma corrupta o país nos anos 1990. Estas mesmas empresas pagam impostos reduzidos devido aos “contratos” assinados pelos governos anteriores, praticamente roubando o petróleo do Equador, utilizando tecnologias antigas e altamente poluidoras, sem o menor respeito ao meio ambiente e ao povo equatoriano. Agora que um governo mais nacionalista está no poder e o Presidente decidiu reagir ao tratamenteo recebido pelas corporações petrolíferas estrangeiras, seu governo passou a ser criticado na imprensa internacional e surgiram radicais “defensores” (?) do meio ambiente, contrários à nova Lei dos Hidrocarbonetos, a mesma que nacionaliza as reservas petrolíferas do país.
A Nova Lei de Hidrocarbonetos do Equador entrou em vigência em 26/07/2010 e foi neste processo que foram aceleradas as negociações em torno do acordo supostamente “conservacionista” proposto pelos paises ricos. Alguém realmente acredita que estes países ricos estão absolutamente desinteressados na questão das possíveis revisões de contrados de suas corporações petrolíferas que podem ocorrer devido à nacionalização por parte do Equador? Está mais do que claro que estes países não querem que as reservas de petróleo do Equador sejam exploradas pelo povo equatoriano e acreditam que em 10 anos haverá outro governo neoliberal e corrupto disposto a entregar as reservas do país às corporações petrolíferas internacionaios.
A pior parte desse processo é que a região que será supostamente “protegida” por esse acordo fica na fronteira tensa do Equador com o Peru, ao lado de um território em litígio, que está em disputa a mais de século entre os dois países e pelo qual Peru e Equador já travaram 2 guerras, uma em 1941 e outra, mais recentemente, em 1995. Será que algum dos países ricos está defendendo a soberania do Equador nesta questão?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hully Lara e Ana Flávia 1º ano
ResponderExcluirO petróleo é o recurso mais utilizado no mundo. Ele tem sido motivo de grandes conflitos entre paises.
Paises que são subdesenvidos não tem direitos sobre seus recursos, mesmo que sua quantidade seja grande, isso faz com que estes continuem sem o desenvolvimento, ou seja, paisess pobres continuam pobres enquanto os paises ricos ficam cada vez mais ricos.
Hoje em dia é impossivel viver sem o petróleo. Ele é utilizado para fabricação de objetos plásticos até solventes, além de ser usado para a produção de energia.
Mas apesar de seus beneficios ele também tem seus prejuízos como a poluição.Seu derramamento pode causar a morte de vários seres como os peixes.
Já se busca uma forma de viver sem ele, pois estimativas dizem que ele pode acabar aproximadamente em 2050,e por isso busca- se uma forma de substitui-lo .
Beijos Professor :*
Um dos principais métodos adotados pelas grandes potências industrializadas tem sido impedir que os países pobres que possuem recursos naturais abundantes, utilizem estes recursos para o seu próprio desenvolvimento.
ResponderExcluirEdna Kovalski 2º ano, E.M.
O petróleo é uma das fontes de energia mais valorizadas mundialmente, logo, um país com uma reserva deste recurso é altamente visado, tentam vedá-lo, como ocorreu no Equador. Laryssa Borges 2º Ano
ResponderExcluirEsse forma de impedir com que os países mais pobres extraem petróleo é uma tática de venda para que as maiores potências possam exportarem seus produtos por um preço superior. E isso os EUA estão usando para que seu mercado possa expandir sem ele perder "renda".
ResponderExcluirAlie Godoi e Andressa Falchembak 2° série
O petroléo é muito valorizado mundialmete.Por isso metodos sao adotados para grandes potencias industrializadas impedir recursos de outros.
ResponderExcluirTayane Mafra
Eu acho um absurdo! Não é porque são países pobres que vao ter que abrir mão do que é deles,por dinheiro nenhum.. E eu realmente não acredito que eles estejam preocupados com o meio ambiente, só querem pensar em lucros.
ResponderExcluirEu acho que o Equador não deviria aceitar essa proposta que foi feita pelo os paises mais ricos, por que o Equador deveria usar esse recurso natural que existe en seu propio pais, para seu propio uso para crecer um poco mais, e não depender financeramente de outros paises.
ResponderExcluirA fonte de energia mais valorizada é o petróleo, logo, um país com uma reserva deste recurso é altamente visado.O petróleo é o recurso mais utilizado no mundo. Ele tem sido motivo de grandes conflitos entre paises.Hoje em dia é impossivel viver sem o petróleo. Ele é utilizado para fabricação de objetos plásticos até solventes, além de ser usado para a produção de energia.
ResponderExcluirhoje os grandes países bloqueiam o crescimento dos países menos desenvolvidos, fazem isso impedindo que eles explorem os seus próprios recursos naturais!
ResponderExcluiro Equador falou que não iria explorar as suas novas descobertas em relação ao recursos porque os países mais desenvolvidos na questão de economia declarou que pagaria para isso!
A pior parte desses acordos é que a economia dos países menos desenvolvidos é prejudicada e com isso as pessoas desse país são prejudicadas!
Luana Tobias - 2ºano
O país é o quinto maior produtor mundial de petróleo, com uma produção realmente muito elevada, uma tecnologia mais avançada do mundo para a extração de petróleo em águas profundas.
ResponderExcluirO consumo de petróleo cresce cada vez mais em ritmo acelerado enquanto a descoberta de novas reservas move-se lentamente por isso pessoa não para de consumir petróleo e por isso não tem preocupações.
Devemos considerar algumas dicas para melhoria, diminuição do consumo de petróleo:
Pegar carona com amigos.
Para ir ao trabalho, revezar o carro
Comprar produtos de beleza (shampoo, sabão, maquiagem) com base em ingredientes naturais, não à base de óleo.
Beber menos água engarrafada.
Um dos mais importantes..
Exigir que seu governo o desenvolvimento de energia renovável ao invés de petróleo.
Érica Castro e Paula Mayelle
Um dos principais métodos adotados pelas grandes potências industrializadas tem sido impedir que os países pobres que possuem recursos naturais abundantes, utilizem estes recursos para o seu próprio desenvolvimento. Os paises pobres continuam pobres e os ricos ficam mais ricos. Eu não concordo com isso, porque os países pobres não podem abrir mão de seus bens naturais que podem trazer um desenvolvimento para eles mesmo, por causa de países ricos que só pensam em potências e riquezas!
ResponderExcluirSurreila Nimer Pisano 2° ano
Acredito que tudo isso é falta de tempo,pois somos todos seres humanos,precisamos dos mesmos recursos para sobreviver e o principal: vivemos no MESMO planeta! Deveriamos nos ajudar,quem tem o recurso deveria ser ajudado com a tecnologia, quem tem a tecnologia deveria ser ajudado com os recursos! Se os países ricos tomam 'tal' iniciativa acambam eles mesmos também se prejudicando,pois podiam estar investindo esse mesmo dinheiro numa aliada iniativa de ajudar o equador, nós não vivemos só de dinheiro nesse mundo..não estamos mas em tempo de ter ganancia em nós,o mundo já não nos permite isso e nem a natureza,devemos nos ajudar
ResponderExcluirComo o Equador pode proteger o petróleo por 10 anos sendo que ele e a fonte de energia mais utilizada no mundo. Isso prejudicaria o Brasil, pois sendo um dos maiores produtores de petróleo os outros países viriam atrás, causando guerras.
ResponderExcluirAcordo conservacionista? Estammos em pleno século XXI,explorações gravicimas já foram feitas por esses mesmos paises que disseram que esperar mais dez anos será o melhor para o planeta.Vivemos do uso dependente do petroleo,está constante em nossas vidas.Quando o Equador decidiu fazer alguma coisa,as grandes potencias simplesmente não deixaram,como se fizessem parte do Equador ou mesmo de sua politica,a unica coisa com que eles realmente se importam é com o petroleo que está lá,e nao com o meio ambiente.
ResponderExcluirGabriela Cardozo ,2ªserie EM.
eu discordo pois os paises pobres vao ter que abrir mao de seus recursos naturais pois nao tem tecnologia o suficiente, deveriamos ajudar uns aos outros, nao querer ''pegar'' os bens de outros paises.
ResponderExcluirCelyna Chamiski 2 ano
o petróleo como é a fonte mais utilizada, logo os países que tem reserva sao visados por outros países. o petróleo é utilizado para tudo e por causa disso vai ter muitos conflitos ainda.
ResponderExcluir