Blog para auxílio nas aulas de História da Escola Gonçalina Faustina de Oliveira e com informações da área de Geografia para cursinhos pré-vestibular e Enem.
Wikipedia
Resultados da pesquisa
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Desmatamento na Amazônia avança em áreas protegidas/2º Ano
ALUNOS, SEGUE ABAIXO UM ARTIGO DO Prof Marcos Francioly SOBRE O ACELERADO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA. LEIA O TEXTO E ME RESPONDA A SEGUINTE QUESTÃO: BEM ALÉM DA EXPLORAÇÃO DA MADEIRA, QUAIS SÃO OS OUTROS FATORES RESPONSÁVEIS PELO ATUAL NÍVEL DE DESTRUIÇÃO DE UMA DAS MAIORES BIODIVERSIDADES DO PLANETA? POSTEM SEUS COMENTÁRIOS!
Em agosto, a Amazônia perdeu 125 quilômetros quadrados (km²) de floresta em áreas em que as derrubadas não deveriam acontecer. De acordo com os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados hoje (14) pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), dos 273 km² de desmate registrados em agosto, 48% ocorreram em unidades de conservação ou terras indígenas, consideradas áreas protegidas.
As unidades de conservação mais atingidas estão no Pará, na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu e nas Florestas Nacionais do Jamanxim e de Altamira. As áreas ficam na região de influência da BR-163, da Rodovia Transamazônica e na Terra do Meio, um conjunto de unidades de conservação pressionado pelo avanço da pecuária.
O Pará se manteve na liderança do desmatamento, com 209 km² de florestas a menos em agosto, 76% do total registrado pelo Imazon no período. Mato Grosso aparece em seguida, com 22 km² de desmate (8% do total) e em terceiro lugar está o Amazonas, com 6 km² de novas áreas derrubadas (6% do total).
Em relação a agosto de 2008, quando o Imazon verificou 102 km² de desmatamento, houve aumento de 167%. No entanto, o levantamento aponta que parte do desmate registrado em agosto deste ano pode ter ocorrido nos meses anteriores, quando a cobertura de nuvens impedia a visualização dos satélites.
O levantamento do Imazon é paralelo à estimativa oficial, calculada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontou 498 km² de desmatamento em agosto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É evidente que uma das maiores causas do desmatamento da Amazonia deve-se ao grande aumento da agropecuária sobre terras inabitadas,e isso quer dizer,a Amazonia é Gigantesca e tem lugar de sobra para a criação de gado,alem de ter terreno fértil para a plantação de soja, é um lugar de diversidades tanto em fauna quanto em flora,e isso a torna um principal ponto do desmatamento. Amazonia está arriscada a ser desmatada,ela é enorme,sua variedade de espécies,que,algumas nem são citadas em livros de pesquisadores,por que é tão grande que pouco sabe-se dela.É um alvo muito cobiçado dos seres humanos,e precisa ser cuidada!
ResponderExcluirPor: Gabriela Cardozo,aluna da 2ºsérie do ensino medio da escola Ceape.
penso que , isso acontece porque o ser humano , aqueles que tem poder , libera ! acho que se tivesse pessoas de consiencia aberta e visse o que esta se passando no mundo , eles nao fazeriam nada , e produziriam um desenvovimento sustentavel, nao só o desmatamento , mas a questão do discuido do ser humano , em questão de poluição, agua jogada fora, sem ser usada , a questão tambem de lugares turisticos , como por exemplo um BALNEARIO ou algo do tipo, que é um ponto turistico fechado e tals , que é feito para um ganho pessoal do propetario, penso que da mesmo forma que o ser humano ta destruindo, e nao tendo menor consciencia de ver o que ta fazendo , a terra vai eliminar o que ta causando isso ! ! penso que o que é da natureza , ninguem deve mecher , mesmo que seje pra um bem do ser humano !!
ResponderExcluirAluna Andressa Falchembak , 2 ano , escola ceape!