Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicas do ENEM 2011


Olá galera…
Estou postando, pelo menos uma vez na semana, dicas da prova do ENEM, para que na hora H, você não seja pego de supressa ou despreparado.
Vamos apenas estabelecer algumas informações que fazem a diferença na hora da prova, boa sorte!Como é mesmo aquela fórmula? Qual o nome do autor daquele livro? Quando aconteceu essa guerra? Se no lugar dos conteúdos doENEM ou vestibular, são estas as frases que mais permeiam sua cabeça, fique ligado: é hora de exercitar sua concentração. Canalizar a atenção na hora de estudar é essencial para ativar sua memória. Nessa fase, todo o esforço é válido, desde inventar músicas até fazer palavras cruzadas para evitar os tão temíveis brancos.

Organização
Cada um tem seu ritmo. Determine seu horário de estudo sem se preocupar com o horário escolhido pelo colega, procure observar os melhores horários para não haver problemas futuros.

Dedicação
Procure revisar as matérias do dia e mantenha os conteúdos em dia através de exercícios. Procure dividir seu tempo igualmente entre as disciplinas.

Prioridade
Torne o estudo sua prioridade. Intensifique o horário extra de estudos, em casa ou na biblioteca. É hora de desligar o computador e abandonar maus hábitos como Orkut, MSN, Jogos e lembre-se, o que está em jogo é a sua aprovação.

Recomeço
Para quem vai começar do zero. A dica é não se preocupar com as matérias que perdeu, e sim com o que será dado a partir de agora.

Revisão
Intercale a prática com leitura. Faça revisões de conteúdo através de exercícios orientados pelos professores. Agora é hora de “grudar” ainda mais neles, nunca deixa dúvidas procure sempre respostas.

Casa
Seu quarto tem que ser transformado no seu quartel general de estudos. Procure fazer alguns cartazes para lembrar-se de datas especiais, fórmulas e dicas em particular. Espalhe o material pela parede, cama, porta ou até mesmo no teto.

Finais de semana
Esse é a hora de sacrificar os seus finais de semanas para estudos. Intercale leitura e descansos.

Sono
Uma vida tranqüila requer uma noite de sono tranqüila. Lembre-se de que o sono é reparador e melhora a capacidade intelectual e o poder de concentração. Evite virar a noite estudando ou com outros afazeres que não dizem respeito ao seu sucesso profissional.

Informação
As informações mais visadas pela mídia podem ser abordadas nas provas, principalmente nas redações. Fique atento ao que é assunto nacional. Uma boa dica para se manter informado é a leitura de jornais, blogs e revistas.Lembre-se: você deve adaptar as dicas para o seu ritmo próprio para obter um melhor aproveitamento nos estudos.

Dica ENEM 2011: Geopolítica dos Alimentos



O aumento nos preços globais de gêneros alimentícios básicos eleva o risco de que a crise alimentar de 2007-2008 em países em desenvolvimento se repita em 2011, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO na sigla em inglês).
Um salto nos preços do petróleo e o rápido consumo dos estoques globais de cereais poderiam ser um prenúncio da crise de abastecimento, disse o diretor geral da FAO, Jacques Diouf.
O índice de preços alimentares da ONU de fevereiro aumentou pelo oitavo mês consecutivo, para o maior nível desde, pelo menos, 1990. Todos os grupos de commodities, exceto o açúcar, aumentaram no último mês.
Diouf dizia, até alguns meses atrás, que os estoques globais de cereais estavam em níveis mais saudáveis que os restritos estoques que desencadearam a crise em 2007 e 2008.
Em julho passado, os níveis de estoque estavam em um total de 100 milhões de toneladas acima que os de 2007, mas o rápido crescimento econômico em países em desenvolvimento e um retorno ao crescimento em países altamente industrializados, levaram a novas reduções.
Alguns países no norte da África e no Oriente Médio fizeram grandes compras de grãos para evitar aquele tipo de conflito, em parte estimulada pelos preços dos alimentos, que derrubou os líderes da Tunísia, Egito e Líbia.
A Coreia do Sul está buscando construir uma estratégia de reserva de grãos e planeja comprar cargas de milho e outras mercadorias, em esforço similar ao de outra nações asiáticas, preocupadas com os altos preços dos alimentos e com os conflitos sociais.
Em dezembro, o México comprou milhares de toneladas de milho no mercado futuro, para se proteger de altas dos preços de tortillas (é um gênero de pão ázimo, confeccionado a partir de farinha de milho ou de trigo, tradicional no México), que provocou confrontos nas ruas em 2007.
Os recentes aumentos dos preços do petróleo estão acentuando os aumentos nos preços dos alimentos, que podem afetar a habilidade dos países em desenvolvimento de cobrir suas necessidades de importação. Os preços do petróleo têm impacto nos custos de transporte e insumos agrícolas, incluindo fertilizantes.
BIOCOMBUSTÍVEIS
A FAO pediu aos países desenvolvidos que reexaminem suas estratégias de biocombustíveis –que incluem amplos subsídios– uma vez que estes têm desviado 120 milhões de toneladas de cereais de consumo humano para produção de combustível.
Países desenvolvidos dão US$ 13 bilhões anualmente em subsídios e proteção, para encorajar a produção de biocombustíveis. Nos Estados Unidos, os estoques de milho chegaram as mínimas de 15 anos, enquanto maiores parcelas da safra são utilizadas na produção de etanol.
CURIOSIDADE:
Temendo não ser capaz de comprar os grãos necessários no mercado, alguns países mais ricos, liderados pela Arábia Saudita, Coreia do Sul e China,desde de 2008, vem comprando ou arrendando terras em outros países para cultivar grãos para si próprios. A maioria dessas compras de terras é na África, onde alguns governos arrendam terras cultiváveis por menos de US$ 2,5 por hectare/ano. Entre os principais destinos estão Etiópia e Sudão, países onde milhões de pessoas estão sendo sustentadas pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU.

Enchentes na China podem ser as piores desde 1847


A China está sendo castigada por enchentes que já desabrigaram mais de um milhão de pessoas. Segundo a mídia local, essa pode ser a pior enchente desde 1847.
Mais de 12 milhões de pessoas foram afetadas em províncias no centro, norte e no sudoeste do país. Além disso, autoridades desocuparam boa parte dos vilarejos que ficavam à margem dos principais rios da região
As chuvas também destruíram plantações e derrubaram mais de 120 mil casas. Equipes de resgate estão trabalhando para distribuir barracas, cobertores e comida para os desabrigados.
Todo ano a China sofre com fortes enchentes. A do ano passado, que foi a pior da década, matou mais de 4 mil pessoas.
Observação: Aluno bom de Geografia sabe que essas chuvas são resultado dos ventos de monções.

Dica ENEM 2011: Primavera Árabe

Dica quentíssima para a prova do ENEM 2011!
Poderia tentar me estender por alguns linhas para retratar e explicar o que de fato significa a "Primavera Árabe", porém a TV Cultura através da jornalista Maria Cristina Poli produziu um documentário, muito bom, que vale e muito, a pena assistir, ok sei que é um pouco longo (cerca de 60 minutos), mas pode ter certeza que você não vai se arrepender.

Mergulhador fotografa divisão entre placas tectônicas na Islândia















O fotógrafo britânico Alexander Mustard registrou o mergulho que ele e outros colegas fizeram na fenda entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia.
A aventura para conhecer a “fronteira” entre as duas placas ocorreu no Parque Nacional Thingvellir, na Islândia. A paisagem submersa do parque é cheia de vales, falhas e fontes de lava, formados pelo afastamento gradual entre as duas placas, que se distanciam cerca de 2,5 centímetros uma da outra a cada ano.
Os mergulhadores que participaram da expedição desceram cerca de 24 metros na fenda entre as placas, mas chegaram a até 60 metros de profundidade em cânions como o Silfra e o Nikulasargia.
Mustard, de 36 anos, diz que as imagens mostram “o mundo submarino único da Islândia, que, assim como a ilha, é formado por paisagens vulcânicas”.
A lava e o vapor quente na interseção entre as placas criou também a chaminé hidrotermal Arnarnes Strytur, visitada pelos mergulhadores. A água é expulsa da chaminé 80°C e forma uma coluna turva ao entrar em contato com a água do mar, que está a 4°C.
Alexander Mustard é especializado em imagens submarinas. Um de seus trabalhos mais conhecidos é o registro fotográfico de destroços de navio no fundo do mar ao redor do mundo.
PLACAS TECTÔNICAS
A noção de placas tectônicas foi desenvolvida nos anos 1960 para explicar as localizações dos vulcões e outros eventos geológicos de grande escala.
De acordo com a teoria, a superfície da Terra é feita de uma “colcha de retalhos” de enormes placas rígidas, com espessura de 80 km, que flutuam devagar por cima do manto, uma região com magma nas profundezas da terra.
As placas mudam de tamanho e posição ao longo do tempo, movendo entre um e dez centímetros por ano - velocidade equivalente ao crescimento das unhas humanas.
O fundo do oceano está sendo constantemente modificado, com a criação de novas crostas feitas da lava expelida das profundezas da Terra e que se solidifica no contato com a água fria. Assim, as placas tectônicas se movem, gerando intensa atividade geológica em suas extremidades.
As atividades nestas zonas de divisa entre placas tectônicas são as mesmas que dão origem aos terremotos de grande magnitude.

cOiSaS dO bRaSil...

Chegou a hora de palestinos serem livres, diz Abbas na ONU



Em um esperado discurso perante a Assembleia Geral da ONU, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, confirmou nesta sexta-feira o pedido pelo reconhecimento de um Estado palestino independente, dizendo que “chegou a hora” de seu povo “ganhar liberdade”.
“Em um momento em que o povo árabe afirma sua luta pela democracia na chamada Primavera Árabe, chegou a hora também da primavera palestina, a hora para a independência”, declarou Abbas, pouco depois de ter entregue, formalmente, ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, um pedido pela adesão palestina como membro pleno do organismo.
Abbas afirmou que o reconhecimento internacional de um Estado palestino “seria a maior contribuição para a paz” no Oriente Médio.
O pedido de reconhecimento será analisado pelo Conselho de Segurança da ONU, onde deve enfrentar resistência dos EUA, que têm poder de veto.
Os palestinos pedem a delimitação de seu Estado a partir das fronteiras de 1967, que incluem a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental – territórios ocupados por Israel, que rechaça veementemente a decisão palestina.
O governo israelense alega que a reivindicação palestina, ao ser levada para a ONU, aumenta as tensões bilaterais e não resolve as disputas pendentes entre os dois lados.
Na quarta-feira, o presidente americano, Barack Obama, reforçou essa posição e disse que “não há atalhos” para a paz no Oriente Médio.
Assentamentos
Abbas citou diversas vezes um dos principais impasses dos diálogos: os assentamentos israelenses em território reivindicado pelos palestinos. Vistos como legítimos por Israel, os assentamentos não são reconhecidos pela lei internacional.
“Os assentamentos são o âmago da política colonialista e a causa primária do colapso do processo de paz”, disse o presidente palestino, aplaudido diversas vezes durante sua fala.
O discurso foi transmitido em cidades da Cisjordânia, num momento em que os palestinos vêm intensificando os esforços diplomáticos para obter o reconhecimento da ONU e o reconhecimento individual dos países (incluindo o do Brasil, concedido formalmente ainda durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva).
“Nosso povo espera a resposta do mundo”, declarou Abbas, dizendo que há uma divisão entre os que acham a população palestina “dispensável” e “os que acham que está faltando um Estado no Oriente Médio”.

Dicas de Geografia para o ENEM 2011


lá galera… demorou, mas segue as dicas quentinhas para a prova do ENEM 2011.

Conflitos: Destaque vai para a região da Rússia: vale apena relembrar os conflitos na região – Rússia x Geórgia e ainda com os separatistas Chechenos. Saiba +(clique AQUI)

Geografia da África: esta é uma boa dica de estudo. As questões africanas estão à tona devido à lei que oficializa o estudo nos Ensinos Médios e Superiores da disciplina “História da África”. Fique de olho no mapa da África, atenção para a região do Chifre da África.

Globalização: assuntos sobre globalização e sua relação com países ricos e pobres são titulares nas provas do ENEM e nos principais vestibulares. É claro, comercial mundial (destaque a Rodada de Doha) é também uma boa dica.

Brasil: vale a pena rever população brasileira – estrutura, distribuição e crescimento e urbanização.

Aspectos físicos: O ENEM sempre cobra questões ligadas ao relevo, clima ou vegetação do Brasil. Aposto também na questão hídrica, então vale apena revisar as bacias hidrográficas – Pode “entrar” água (novamente)na Prova!

Meio Ambiente: Assunto preferido do ENEM, então procure rever conceitos, tipos de poluição, protocolos e acordos, e claro os biomas (destaque esse ano vai para o Cerrado, desmatamento ocasionado pela agropecuária).

Atualidades: Rever os principais acontecimentos políticos e econômicos do mundo. Faça uma revisão no blog.

Cuidado: Cartografia, tabelas, charges, gráficos são muito usados na prova de Geografia, então interprete com calma e atenção, porque sua resposta pode estar na interpretação ou ela pode dar indícios da resposta. ATENÇÃO – Sua resposta não pode entrar em contradição com os dados oferecidos.

Moçada, vale a pena ressaltar: Prova do ENEM é paciência, calma e muita atenção! Boa Sorte…

Modelo Padrão Seminários/ACB

MODELO PADRÃO CAPA PARA TRABALHOS

MODELO PADRÃO CONTRACAPA PARA TRABALHOS

CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS